Saiba como empresas de gestão de condomínios podem melhorar o atendimento ao cliente

Saiba como empresas de gestão de condomínios podem melhorar o atendimento ao cliente

29.07.19 
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postado por MARKETING KIPER
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EVENTOS

gestão de uma administradora de condomínio é uma tarefa extremamente desafiadora. Afinal, cabe à empresa lidar com as demandas legais, trabalhistas, fiscais e contábeis do empreendimento, além de garantir o bem-estar e a segurança de todos os moradores e funcionários.
Em meio a todas essas atribuições, é preciso que a empresa de gestão de condomínios seja capaz de oferecer serviços que estejam à altura das expectativas dos clientes, apresentando soluções para os problemas dos síndicos e condôminos de forma ágil e profissional.
No entanto, em muitas administradoras, o atendimento ao cliente é justamente um desses problemas. Como resultado, o grau de satisfação de síndicos e moradores é baixo, o que aumenta o risco de troca por concorrentes.
De acordo com o ranking da categoria no site Reclame Aqui, o mau atendimento das empresas de gestão de condomínios está em segundo lugar em número de reclamações, atrás apenas de ‘outros problemas’, item que engloba diversas demandas.
Isso é preocupante. Além de clientes insatisfeitos e dos consequentes prejuízos à imagem da administradora (especialmente com reclamações públicas nas redes sociais, que podem ganhar proporções indesejadas), a baixa qualidade no serviço de atendimento ao cliente pode ter consequências financeiras graves à administradora.
Um levantamento recente feito pela Accenture Strategy e divulgada pela revista Exame mostra que as companhias brasileiras tiveram um prejuízo de R$ 400 bilhões por conta do mau atendimento em 2017. Por conta disso, 47% dos clientes acabaram optando por uma empresa concorrente.
Apesar de o estudo abranger organizações de todos os segmentos, esses números demonstram às administradoras a urgência em investir na melhoria dos serviços de atenção ao cliente e na resolução eficaz das suas demandas.
Pensando nisso, selecionamos 4 dicas de como a sua empresa de gestão de condomínios pode melhorar o atendimento e reduzir as reclamações. Acompanhe!

1. Atendimento humanizado

A maioria dos clientes prefere o atendimento humano ao digital, especialmente em relação à resolução de problemas. Mas apenas não utilizar robôs não é o suficiente. É preciso capacitar a equipe de atenção ao cliente de forma a encontrar um tom mais humano, sendo capaz de se comunicar de forma mais próxima e atenciosa com o público.
Para isso, é possível ir além do atendimento telefônico, oferecendo canais como chat em tempo real operado por atendentes, seja no site ou nas redes sociais (como o Messenger do Facebook).

2. Gestão próxima e eficaz

Uma das maneiras de melhorar o atendimento é garantir uma gestão mais próxima à realidade de síndico e moradores. A empresa de gestão de condomínios não deve ser vista como algo distante ou de difícil acesso. É preciso criar canais abertos de comunicação com os clientes, mantendo uma relação de proximidade, que consiga transmitir segurança e confiança.
Isso passa diretamente por um atendimento que, de fato, resolva os problemas dos clientes e entreguem a solução que eles estão buscando. Para isso, é importante que a empresa ofereça um atendimento que entenda as demandas dos clientes e os ajude de verdade, mostrando resultados concretos.

3. Respostas rápidas

“Resolver frustrações de ontem para prevenir as perdas de clientes hoje”. Boa parte da insatisfação de síndicos e moradores com a administradora se dá por conta da ineficiência e da demora no atendimento às suas demandas.
Nesse sentido, a integração dos canais atendimento às redes sociais é uma saída importante para expandir as opções de acesso ao serviço e para que a empresa consiga oferecer respostas imediatas aos clientes. Caso o atendimento seja feito por telefone, é importante evitar longas esperas e um número muito elevado de transferências entre ramais.

4. Avaliação do serviço

A melhor forma de avaliar a qualidade dos canais de atendimento e identificar possíveis gargalos é por meio da opinião dos próprios clientes. Para isso, é preciso criar formas de abordagem pouco invasivas e que incentivem as pessoas que foram atendidas a fornecer um feedback.
Caso o atendimento seja feito por redes sociais ou por e-mail, a empresa pode solicitar a avaliação do cliente por meio de formulários curtos ou de pontuações nas principais plataformas. No caso do atendimento telefônico, é possível realizar a avaliação após cada chamada.

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