Como reduzir as principais despesas de condomínio

Como reduzir as principais despesas de condomínio
~
16.04.19 
| 
postado por MARKETING KIPER
| 
TECNOLOGIA
Reduzir as despesas de condomínio é um dos principais desafios que síndicos e gestores enfrentam. Independente se o empreendimento é gerenciado com apoio de uma administradora de condomínio, promover uma gestão financeira eficiente para gerar economia de recursos deve ser uma preocupação constante.
Para isso, o responsável pela gestão condominial deve estabelecer um planejamento de gastos anual que possibilite um controle maior das despesas e de toda a movimentação financeira. O planejamento precisa reunir o levantamento de todas as despesas ordinárias e extraordinárias, pagamentos, receitas e investimentos. Dessa forma, é viável avaliar quais custos podem ser reduzidos sem prejudicar o bom funcionamento do condomínio.
Para superar essas dificuldades e administrar o condomínio de forma eficaz, muitos empreendimentos estão investindo em soluções inovadoras que impactam na redução de custos e promovam uma gestão mais eficiente do ponto de vista financeiro. Investir em soluções tecnológicas é essencial para otimização de custos em condomínio. Mas, é possível reduzir algumas das principais despesas de condomínio adotando medidas simples, como promover o controle mais rigoroso da taxa de inadimplência.
Confira a seguir as soluções que gestores podem adotar para reduzir as principais despesas condominiais

Soluções para reduzir as principais despesas de condomínio

Promova o controle rigoroso do recebimento das taxas condominiais
A alta taxa de inadimplência gera prejuízo ao fluxo de caixa do condomínio, onerando os moradores que mantém suas contas em dia. Por isso, manter um rigoroso controle rigoroso do recebimento das taxas condominiais é fundamental. Assim, o gestor evita lidar com conflitos e desentendimentos decorrentes da falta de pagamento da taxa condominial. Para evitar conflitos dessa natureza, o gestor deve atuar de forma preventiva, optando por acordos amigáveis que facilitem o pagamento da dívida e agilizem a resolução de conflitos.
Uma forma de reduzir a inadimplência no condomínio é cortar despesas que impactam diretamente na taxa condominial, a exemplo da folha de pagamento. Se, mesmo com a adoção desse tipo de medida, o gestor não perceber a redução na taxa de inadimplência vale negociar, oferecendo acordos amigáveis ou até avaliando a possibilidade de parcelar o valor da dívida para facilitar o pagamento de condôminos inadimplentes.
Adote uma solução de portaria remota para economizar na folha de pagamento de condomínio
Os custos com pessoal pode representar até 70% dos gastos de um condomínio, conforme estima a Associação das Administradoras de Condomínios (Aabic). Isso porque, para conseguir manter a portaria em funcionamento de forma ininterrupta é preciso investir na contratação de no mínimo quatro profissionais que se revezam em turnos. Em condomínios com amplas áreas de lazer, é preciso contar ainda com uma equipe de profissionais, como faxineiros, jardineiros, eletricistas, limpadores de piscina, entre outros, para manter a manutenção dos espaços.
Além dos salários, os impostos e os encargos trabalhistas de cada prestador de serviço também estão contemplados na folha de pagamento de condomínio, impactando nas despesas fixas do condomínio. Ao constatar os custos envolvidos para manter o quadro de funcionários, muitos condomínios estão buscando a terceirização dos serviços de portaria para garantir a redução significativa nas finanças.
portaria remota é um exemplo de solução inovadora que contribui para a redução de custos, principalmente com relação à folha de pagamento do condomínio. Pelo fato dela aliar a economia ao reforço da segurança, esse tipo de tecnologia tem sido adotada por muitos empreendimentos residenciais.
Módulo Iot para uso racional de recursos naturais
A adoção de sistemas de gestão de condomínios auxiliam gestores a promover uma gestão de condomínio mais econômica e eficaz. Isso porque, esse tipo de tecnologia automatizar tarefas presentes na rotina de síndicos e gestores.
Módulo IoT — lançamento de solução tecnológica para condomínios da Kiper — leva automação para os empreendimentos residenciais. Assim, torna-se possível realizar o acionamento ou desligamento de praticamente todos os componentes eletrônicos remotamente, como iluminação, ar condicionado, bombas de piscina, bombas d’água, entre outros. O controle é feito via dispositivos móveis ou diretamente da central de monitoramento remoto.
Com o uso dessa tecnologia, gestores conseguem promover a racionalização no consumo dos recursos naturais ao mesmo tempo em que geram redução das taxas condominiais.
Quer saber mais sobre a Portaria Remota? Clique aqui, a gente entra em contato com você

Comentários