Que medidas adotar sobre coronavírus no seu condomínio?

O síndico deve agir no sentido de prevenir a disseminação de doenças contagiosas, não só o coronavírus, mas qualquer outra enfermidade. Medidas básicas de higiene são fundamentais em qualquer situação.
Importante é não causar pânico, mas ao mesmo tempo, não omitir-se em relação a essa questão tão debatida na mídia e que pode impressionar os moradores.
Basicamente, existem três medidas podem ser adotadas com simplicidade, sem alterar significativamente a rotina de todos. Veja quais são:

Faça informativos sobre medidas de prevenção

Colocar cartazes e avisos informativos nos elevadores ou em locais de circulação conscientizando sobre medidas de higiene e com informações básicas sobre coronavírus é uma boa opção. Procure comunicar os moradores sobre isso e orientar que levem a informação adiante.  Se tiver um grupo de WhatsApp, vale compartilhar informações por lá.

Disponibilize e incentive o uso do álcool em gel

Deixar disponível o álcool em gel em áreas de grande circulação de pessoas, perto da entrada ou mesmo dentro dos elevadores, ao lado dos avisos, pode evitar contaminação por meio dos botões, espelhos, etc. Isso ajuda a conscientizar e reforça a proteção contra essa e outras doenças, como gripes, resfriados, conjuntivite, diarreias e viroses em geral.

Oriente os funcionários do condomínio

Os caminhos de entrada e saída do condomínio e lugares de grande circulação mais fechados, como os elevadores, e também corrimãos, também podem ficar contaminados. Por isso, é importante orientar a equipe de limpeza para higienizar esses locais com mais frequência – e igualmente informar os moradores sobre essa medida.
É obrigatório o uso de máscaras?
Não, necessariamente. O uso de máscaras é recomendado apenas para pessoas que contraíram o vírus, seja o coronavírus ou outra virose respiratória, para evitar a transmissão.

O que não fazer sobre o coronavírus

A notícia de um condomínio em São Paulo que segregou chineses, restringindo o acesso aos elevadores, serviu como exemplo do que não deve ser feito. Isso porque, além de ser preconceito, restringir a circulação de qualquer pessoa é ilegal.
Caso tenha notícia de que há um caso confirmado no seu condomínio, saiba que é importante preservar essa pessoa – ela não tem nenhuma obrigação de informar aos demais condôminos que está doente. Então procure reforçar ainda mais as medidas de prevenção, sem expor o morador.
Já tomou medidas para evitar o coronavírus em seu condomínio? 

Comentários